A Nespresso quer ser a marca de café mais sustentável do mundo
Qualquer apreciador de café sabe que não há nada melhor do que aquele momento logo de manhã, quando tomamos o primeiro café do dia. A Nespresso leva este momento de prazer muito a sério, por isso estabeleceu restritos padrões de excelência (cumpridos apenas por 2% do café produzido em todo o mundo) que vão ao encontro do objetivo da marca: ser a marca de café mais sustentável do mundo, reforçando a superioridade do café que produz.
Uma das estratégias de sustentabilidade é o The Positive Cup, um projeto que pretende transformar cada chávena de café Nespresso numa chávena positiva, com impacto em todo o planeta. Este projeto assenta em três pilares, que espera alcançar até 2020: trabalhar apenas com café de origem 100% sustentável, reciclar 100% das cápsulas de café de forma sustentável e produzir apenas com operações 100% eficientes.
A longo prazo, o cumprimento destes objetivos serão o sucesso do modelo de negócio da Nespresso, como afirma Stefano Goglio, diretor de marketing da marca em portugal.
Desde 2003 que a marca tem vindo a criar programas de sustentabilidade, tendo em 2014 atingido todos os objetivos a que se propôs. O resultado foi 80% do café da marca proveniente de plantações com a certificação AAA (Qualidade, Sustentabilidade e Produtividade), proveniente de 11 países como Brasil, Colômbia e Costa Rica.