“Não há nenhum espaço em Portugal como o Cascais Kitchen”

Diogo Sousa Coutinho, o responsável pela exploração do Cascais Kitchen conta tudo sobre este projeto pioneiro em Portugal.

Como é que surge um projeto tão inovador como o Cascais Kitchen?
A ideia na sua totalidade veio da parte da Sonae, que desenvolveu todo o conceito e toda esta área. Nós apenas fomos os “malucos” que quiseram explorar a totalidade do espaço. O nosso grupo (MCO,S.A.) tem alguns espaços de referência como o Mercado de Campo de Ourique, temos cerca de dez espaços comerciais nos Centros Sierra e temos uma ótima relação com a Sonae. Por isso convidaram-nos para explorar um dos restaurantes do Cascais Kitchen no CascaiShopping. Mas a nossa atitude face a este convite foi logo propor explorar a totalidade do espaço.

E como foi recebida essa contra-proposta?
Foi muito bem-recebida. Como referi, temos uma excelente relação com a Sonae e a nossa proposta foi rapidamente aceite, até porque em vez de introduzir aqui uma série de interlocutores diferentes, tem só um. E a nível operacional, de organização e desenvolvimento isso facilita tudo para todos. Facilita para a Sonae, facilitou para nós – conseguimos pôr este espaço a funcionar em dois ou três dias – e ajudou a criar a harmonia que um projeto destes pedia e que aqui conseguimos criar, com as diversas ofertas de restaurantes e de produtos a serem bem definidas e bem apresentadas.

“Se fecharmos os olhos e voltarmos a abrir, não acreditamos que estamos num centro comercial”

Falou na experiência de gerir o Mercado de Campo de Ourique. Quais são as diferenças entre um espaço com essas caraterísticas e o Cascais Kitchen?
São coisas completamente diferentes. O Mercado de Campo de Ourique é um mercado com 80 anos de história, onde as pessoas ainda fazem a sua vida – onde ainda vão comprar os frescos e as frutas – e onde existe uma presença muito grande do comércio tradicional. Já no Cascais Kitchen, a realidade é completamente diferente. Estamos numa grande superfície comercial com um ambiente muito particular.

Mas quem aqui entra não diria que está num centro comercial…
Sem dúvida. Se fecharmos os olhos e voltarmos a abrir, não acreditamos que estamos num centro comercial. Parece impossível que estamos num espaço como o CascaiShopping: há carrinhas no meio deste espaço, há luz natural, há plantas, há iluminação que foi pensada especificamente para este espaço… É uma coisa completamente nova, completamente diferente do que já se tinha visto até aqui e acreditamos que é essa diferença que vai trazer muitas pessoas ao Cascais Kitchen.

“Temos um bom ambiente, trabalhamos bem, temos os melhores ingredientes e juntamos tudo isso para que todo o conceito do Cascais Kitchen se sinta na comida que servimos aos nossos clientes”

Os projetos pioneiros apresentam sempre desafios. Quais foram os principais desafios com que se deparou?
Houve muitos desafios, até porque, como disse, não há nenhum espaço em Portugal como o Cascais Kitchen. Os desafios foram muitos. Estamos a falar de vários espaços diferentes, com caraterísticas diferentes: aqui temos seis espaços de comida diferentes: saladas, italiano, marisco, carnes, petiscos e japonês. Além disso temos ainda um espaço especializado em cafés e bebidas e outro onde se encontra todos os tipos de doces e sobremesas. Juntar tudo isto é um enorme desafio. Mas o mais importante para nós era garantir que apresentamos aos nossos clientes um produto premium. E foi isso que fizemos: temos um bom ambiente, trabalhamos bem, temos os melhores ingredientes e juntamos tudo isso para que todo o conceito do Cascais Kitchen se sinta na comida que servimos aos nossos clientes.

“Comparado com um food court tradicional, isto é um grande show”

Na decoração do Cascais Kitchen há baloiços, carteiras de escola e até um cavalo de madeira. Houve alguma preocupação especial para manter o espaço aberto às famílias?
Claro, porque sabemos que há sempre muitas famílias no CascaiShopping. E o resultado tem sido muito bom, porque os miúdos chegam cá e fazem todos “uau!”. Começam a olhar para todos os elementos, vêem as carrinhas e tudo isto para eles é muito dinâmico. Comparado com um food court tradicional, isto é um grande show, um ambiente que faz um bocado de confusão. E os miúdos adoram.

Acha que o modelo Cascais Kitchen pode ser replicado em outros Centros Sonae Sierra?
Seguramente. Acreditamos que a tendência é mesmo esta.

Tudo o que precisa num único espaço