It Market: uma ideia “it”
Comecemos pelas apresentações: It Market, Rising Store – Rising Store, It Market. O It Market é o projeto de Marta Lagoas, uma empreendedora portuguesa que criou o seu próprio negócio na internet e tem hoje uma pequena empresa. O Rising Store é o concurso da Sonae Sierra, empresa detentora do seu Centro e de muitos outros espalhados por todo o país, que premeia as boas ideias e guia-as de forma a torná-las bons negócios. Foi este o caso do It Market de Marta Lagoas, hoje um caso inegável de sucesso, que começou apenas com uma boa ideia e uma inscrição num concurso.
O mais insólito sobre esta história de sucesso é que, antes da inscrição, Marta Lagoas não tinha propriamente um conceito para inscrever. O projeto foi criado e desenvolvido durante a participação no Rising Store 2016, no qual Marta se inscreveu apenas com uma ideia, ainda no papel e algo vaga, do que poderia ser o It Market. “Concorri ao acaso e nunca achei que fosse um dos projectos vencedores. Eram muitas candidaturas, não pensei que fosse uma das escolhidas. Foi um privilégio.”
Marta trabalhava em comunicação, mas sempre teve uma queda para moda e para as plataformas online. Depois de ter algumas experiências nestas áreas, mas sempre como hobbies, chegou à ideia do It Market, pela qual acabou por alterar toda a sua vida – da mudança na carreira à reviravolta na vida pessoal. Para tudo isto foi fundamental a vitória no concurso organizado pela Sonae Sierra: “Vencer o Rising Store mudou tudo, porque o It Market passou a ser a minha vida toda. Eu tinha outro trabalho, do qual acabei por abdicar para me dedicar a este projeto a 100%, a 200%”, confessa. E está tudo menos arrependida.
O It Market foi idealizado como uma loja multimarca, uma boutique, com muitas marcas mas poucos exemplares de cada peça. A principal diferença entre este tipo de loja e as demais é ter novidades constantemente, mudar as marcas vendidas mensalmente, conforme os gostos e necessidades dos clientes, e poder adaptar-se assim às grandes tendências do momento. O It Market tem preferência por marcas nacionais, havendo depois algumas exceções internacionais, todas com um fator em comum: o It Market, que as concentra a todas num só espaço.
Quando Marta decidiu inscrever-se no Rising Store tinha apenas o esboço desta ideia, mas não passava disso mesmo: um esboço do que poderia vir a ser o It Market. Mas este era um esboço vencedor e como prémios deste concurso teve acesso à mentoria necessária para elaborar um plano de negócio e ainda a seis meses de renda gratuita num espaço num dos shoppings Sonae Sierra. Não podia ter corrido melhor e o It Market foi colocado no piso 1 do Centro Colombo, de onde não mais saiu. Até hoje.
O sucesso é inequívoco e Marta confirma que esta “tem sido uma muito boa experiência.” O Rising Store catapultou a ideia que tinha para um nível difícil de alcançar sozinha. “Sem o Rising Store e sem todo este apoio da Sonae Sierra seria impossível jovens empresários abrirem um conceito num destes centros comerciais”. A entrada no retalho em contexto de centro comercial é assustadora e tem mecânicas muito próprias que podem desencorajar quem ainda não tem uma estrutura forte montada. Mas, através deste concurso, há apoio financeiro e empresarial para ir consolidando os projetos à medida que eles vão andando. “As vantagens são imensas: o suporte dos custos, a gestão que está por detrás, todo o apoio que há.” E é assim se fazem histórias de sucesso.
Se também tem uma It Idea a fervilhar na sua mente, candidate-se ao Rising Store! Não perca a oportunidade de criar a sua própria sorte! Saiba mais aqui